sábado, 7 de março de 2009

A função educacional da pscicomotricidade

Prática Psicomotora


Sabendo que a psicomotricidade é de grande importância para um desenvolvimento global tanto cognitivo, motor, social e afetivo da criança, é que decidimos realizar algumas atividades onde o aluno pudesse estimular a coordenação motora fina.
A coordenação motora fina diz respeito à habilidade e destreza manual e constitui uma aspecto particular da coordenação global. Uma coordenação elaborada dos dedos da mão facilita a aquisição de novos conhecimentos. É através do ato da preensão (ver anexo)* que a criança vai descobrindo o mundo ao seu redor, o meio em que vive.
Sabemos que esta interação não é alcançada somente através do uso das mãos, mas o seu papel é essencial.
Brandão (1984) analisa a mão como um dos instrumentos mais úteis para a descoberta do mundo, afirmando que é um instrumento de ação a serviço da inteligência.
Junto a coordenação motora fina é preciso que se adquira um bom controle ocular, ou seja, a visão acompanhando os gestos da mão, isto é chamado de coordenação óculo-visual ou viso-motora.
A coordenação óculo-manual se efetua com precisão sobre a base de um domínio visual previamente estabelecido ligado aos gestos executados, facilitando uma maior harmonia dos movimentos, ou seja, é a capacidade de controlar os músculos pequenos para exercícios finos como: perfuração, recorte, colagem, encaixes, etc.
Ajuiaguerra ressalta que o desenvolvimento da escrita depende de diversos fatores e um deles, que é de extrema importância, é a coordenação dos movimentos e desenvolvimento da motricidade fina dos dedos da mão.
Atividade prática
Atividades realizadas com crianças na faixa etária entre quatro anos.
Os exercícios foram realizados em roda para a melhor visualização dos exercícios propostos.



Exercício 1


Reconhecer os dedos com a canção que diz os seus respectivos nomes.
"Polegares, polegares, onde estão aqui estão, eles se saúdam, eles se saúdam e se vão, esse vão."
Indicadores...
Dedos médios...
Anelares...
Dedos mínimos (mindinhos) ..."











Amassar o papel com a palma das mãos utilizando revistas.
Preensão palmar.









Fazer bolinhas de papel crepon com os dedos.
Preensão bidigitais: é a mais fina e precisa. O dedo polegar e indicador ou o polegar e o dedo médio opõem-se entre si pela extremidade da polpa e pela borda da unha. Esta preensão nos permite apanhar objetos muito finos.











Rasgadura de papel com revistas: fazer tiras de papel, rasgando com os dedos: polegar e indicador. Observar o movimento das mãos, uma puxa na direção para frente e outra na direção para trás, estimular as crianças a realizar este exercício observando o movimentos dos dedos e das mãos, pois muitas crianças costumam puxar o papel, em vez de rasgar.













Manejar a tesoura sem material algum : exercício visomotor de grande dinamismo unimanual que tem por objetivo elastizar o movimento sucessivo e acostumar a criança ao ato preensor, em combinação com a dinâmica da manipulação.















"Na cidade de Corteolândia as tesouras se encontravam muito tristes e abandonadas. Nenhuma criança aparecia para utilizá-las. Isso porque alguns meses atrás uma criança desatenta havia utilizado uma tesoura da maneira errada e acabou se cortando.
Percebendo a tristeza que rondava a cidade de Corteolândia a luva Luvita teve uma idéia: reuniu várias crianças para uma tarde especial. A tarde do "perca o medo sem cortar o dedo". Reunindo assim tesouras e crianças para uma nova aproximação.
(conversar sobre os perigos e para que serve a tesoura).
O dedo polegar, como é forte fica na parte de cima da tesoura, ele consegue levantar e abaixar, o indicador fica embaixo, e os três amigos: dedo médio, anelar e mindinho, podem ficar encolhidinhos observando o trabalho. A tesoura nunca pode olhar para nós, pois ela pode errar o caminho e nos acertar, nos machucando sem querer.
Através da luva Luvita as crianças e as tesouras se tornaram amigas novamente e muitos papéis receberam lindos formatos e estilos, deixando assim toda a cidade feliz e enfeitada.



























Recorte livre sobre o papel: atividade de coordenação bimanual que compreende movimentos dissociados em ação conjunta e manejo simultâneo de dois elementos: tesoura e papel. Tem por objetivo habituar a criança a sustentar e manejar os dois materiais necessários para o recorte e aprender a cortar o papel.










Exercício 7









































Um comentário:

Áurea Medeiros disse...

Adorei! Estou usando com meus alunos1 obg!!!